Qual a importância das vacinas para toda a população?

NOTÍCIAS

28/03/2022
Qual a importância das vacinas para toda a população?
Vacinação - saúde

Já faz mais de um século que a vacinação ajuda a proteger a população brasileira contra várias doenças. Mais recentemente, por causa da pandemia mundial de Coronavírus, as vacinas ganharam uma atenção especial. Elas até viraram um assunto comum naquelas conversas com desconhecidos dentro dos ônibus, não é mesmo? Muita gente já sabe que se vacinar é importante, mas você sabe por quais motivos?

Neste artigo você confere:

  • Porque as vacinas são tão importantes?
  • Vacinação e o Coronavírus

Afinal, por que as vacinas são tão importantes?

Antes de mais nada, é preciso entender que as vacinas não funcionam como os remédios comuns. Enquanto a maioria dos medicamentos servem para aliviar os sintomas das doenças, e ajudam o paciente a se recuperar. As vacinas ainda evitam que casos mais graves se desenvolvam, podendo até mesmo impedir que uma pessoa seja infectada.

Por isso mesmo ela se torna tão importante: ao prevenir a transmissão de vírus e bactérias. Além do mais, a vacinação ajuda a diminuir os gastos com internações em hospitais e o uso de outros medicamentos. Como ela também reduz a gravidade da infecção, ajuda a diminuir o número de mortes causadas pelas doenças. Isso contribui para manter as estruturas de saúde públicas e privadas em um funcionamento normal, sem lotações ou falta de equipamentos, garantindo o acesso aos hospitais e tratamentos a todos os cidadãos.

Esses resultados são possíveis devido à própria forma de funcionamento das vacinas. Elas são produzidas com partes inativas dos chamados agentes causadores das doenças (Vírus, fungos, bactérias, etc). Ao serem absorvidas pelo corpo, estimulam a produção natural de anticorpos, o sistema de defesa dos seres humanos. Os anticorpos são responsáveis por combater os agentes causadores. Para resumir, as vacinas preparam o corpo para a “luta” contra as doenças.

No Brasil, em 1940 a expectativa de vida era de 45 anos. Com a ampliação de programas de vacinação, esse número cresce para 76 anos! Um aumento de 41%.

Outro benefício diretamente ligado a invenção das vacinas, foi o aumento da expectativa de vida em todo o mundo! No Brasil, em 1940 a expectativa de vida era de 45 anos. Com a ampliação de programas de vacinação, esse número cresce para 76 anos! Um aumento de 41%. Claro que, para avaliar o aumento da expectativa de vida, também é preciso levar em consideração outros fatores. O aumento dos cuidados com higiene pessoal por conta do maior acesso à informação, facilidade de acesso ao atendimento médico, além do saneamento básico, que evoluiu muito embora ainda seja definitório no Brasil. Ainda assim, pode-se afirmar que é inegável a parcela de importância que as vacinas e suas campanhas de vacinação têm para que tenhamos melhores condições de vida e o aumento da expectativa de vida de todos.

As vacinas em geral, trazem uma forte proteção individual, porém sua eficácia máxima é atingida quando a maioria da população está com a imunização completa. Quando isso acontece, se diz que foi atingida a imunidade de rebanho. Nesses casos, há inclusive a possibilidade de erradicar completamente algumas doenças. No Brasil, por exemplo, isso já aconteceu com a poliomielite ou a rubéola.

Mesmo que essas doenças não tenham transmissão local dentro do país, é preciso continuar com o programa de vacinação. Isso porque ainda há a possibilidade de ocorrer a infecção ao se entrar em contato com pessoas de outros países onde as doenças não foram erradicadas, o que pode fazer com que elas voltem a circular no Brasil. Foi isso que aconteceu recentemente com o Sarampo. A doença havia sido extinta dentro do país, por isso muitas pessoas deixaram de se vacinar contra ela, o que fez novos casos aparecerem. 

 

Vacinação e o Coronavírus

Agora que você já sabe os motivos pelos quais as vacinas são tão importantes, deve entender um pouco melhor a importância da imunização contra o coronavírus, não é?

A pandemia de COVID-19 se espalhou rapidamente pelo mundo. O vírus se espalha pelo ar, e é altamente contagioso. Como ainda não existe tratamento comprovado (até dezembro de 2021) contra a doença, a única opção para se manter protegido é a vacinação!

E a vacinação vem se mostrando muito eficiente para conter o espalhamento da doença. Entre fevereiro e julho de 2021, a média de novos casos de infecção por Coronavírus ficou acima dos 70 mil por dia. Com o avanço da imunização, a média atual é de 8 mil novos casos diários.

Ainda que o número de 8 mil novos casos por dia pareça alto, é muito menor do que o visto nos meses anteriores. Também é preciso levar em consideração que a população brasileira ainda não está completamente imunizada. Na data de redação deste artigo, 64,4% das pessoas foram vacinadas com a primeira dose das vacinas contra o vírus, enquanto apenas 42,7% foram completamente imunizadas.

Em sua maioria, as vacinas contra o Coronavírus precisam de duas ou três doses para atingir a eficiência máxima e garantir a proteção contra o vírus. Como foi dito anteriormente, quanto mais pessoas estiverem vacinadas, melhor as vacinas funcionam, o que evita que doenças se espalhem, protegendo você, sua comunidade e família! Por isso, se certifique de que você esteja completamente imunizado!

 

Para chegar ao seu ponto de vacinação, conte com a Biguaçu Transportes Coletivos!

 

Já conhece o cartão Grande Floripa + Integrada?

Todas as linhas operadas pela empresa Biguaçu Transportes Coletivos passaram a utilizar, desde maio de 2021, o novo cartão “Grande Floripa + Integrada”, que permitirá o uso do mesmo cartão para diferentes empresas da região da Grande Florianópolis.

Os antigos usuários dos cartões Cidadão e Estudante, além dos usuários de Cartões com gratuidades (Idosos, Portadores de Necessidades Especiais ou Professores) devem procurar a sede (anexa ao Ticen), levando o seu cartão atual e documento de identidade, para atualizar seu cadastro.

Todos os créditos serão transferidos para o novo cartão.

Ficou com dúvidas? Leia nosso artigo: Perguntas frequentes sobre o cartão Grande Floripa + Integrada!

 

Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você

A Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você para o melhor atendimento. Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões, acesse a nossa ouvidoria.

Em caso de dúvidas quanto a linhas e horários de ônibus, faça contato por meio do WhatsApp pelo número (48) 3954-7200 ou telefone.