Acidentes, emergências, roubos, assédio e outras ocorrências no ônibus: saiba como proceder

NOTÍCIAS

Acidentes, emergências, roubos, assédio e outras ocorrências no ônibus: saiba como proceder

Lidar com ocorrências em ônibus pode ser desafiador, mas é fundamental para garantir a segurança de todos a bordo. Neste artigo, a Biguaçu Transportes Coletivos trouxe um pouco mais sobre o assunto, aqui estão algumas diretrizes sobre como proceder em diferentes situações:

 

Comportamento perturbador dos passageiros

  • Calma e compreensão: mantenha a calma e a empatia. Às vezes, passageiros podem estar passando por situações pessoais difíceis.
  • Comunique-se com o motorista: seja um observador atento e comunique ao motorista qualquer comportamento perturbador que possa ameaçar a segurança.
  • Intervenção adequada: se sentir que é seguro fazê-lo, intervenha de forma respeitosa e peça ao passageiro para se acalmar. Evite confrontos físicos.

 

Acidentes e emergências

  • Priorize a segurança: em caso de acidente, priorize a segurança de todos. Use o cinto de segurança, se disponível.
  • Chame as autoridades: se necessário, chame imediatamente as autoridades locais e informe sobre a situação.
  • Forneça assistência: se for seguro fazê-lo, preste assistência às vítimas de acidentes, seguindo as diretrizes de primeiros socorros.

 

Roubos ou comportamentos suspeitos

  • Não intervenha diretamente: se você notar um roubo ou comportamento suspeito, não tente intervir pessoalmente. Sua segurança é a prioridade.
  • Mantenha-se calmo: anote o máximo de detalhes possíveis sobre o incidente, como aparência do suspeito, roupas, horário e local.
  • Comunique-se com o motorista: informe o motorista discretamente ou, se possível, chame a atenção dele.
  • Contate as autoridades: assim que for seguro fazê-lo, entre em contato com as autoridades para relatar o incidente.
  • Aplicativo da Polícia Militar de Santa Catarina: a PM de Santa Catarina criou um aplicativo que pode lhe auxiliar a relatar um problema sem ter que ligar para o 190. 

 

Emergências médicas

  • Peça ajuda imediatamente: em caso de emergência médica a bordo, solicite ajuda ao motorista e a outros passageiros.
  • Forneça informações: se você tem treinamento em primeiros socorros, ofereça assistência dentro de suas capacidades. Forneça informações detalhadas sobre a situação quando as equipes de emergência chegarem.
  • Peça ajuda do SAMU: lembre-se para antes de tentar socorrer alguém caso tenha algum tipo de treinamento, peça para alguém ligar para o SAMU no número 192. 

 

Comportamento conducente a assédio

  • Defenda-se e aos outros: se você ou alguém estiver enfrentando assédio, não hesite em se defender e defender os outros. Use a voz e, se necessário, solicite ajuda dos demais passageiros.
  • Denuncie: após a situação, denuncie o incidente à empresa de ônibus e às autoridades competentes.

 

Lembre-se de que a segurança é primordial em todas as situações. Não hesite em contatar as autoridades ou pedir ajuda quando necessário. Cada situação pode ser única, mas manter a calma e seguir as orientações de segurança ajuda a garantir o bem-estar de todos a bordo do ônibus.

 

Polícia Militar lança aplicativo de celular para atendimento de ocorrências

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) lançou o aplicativo que facilitará a interação do cidadão catarinense na solicitação de atendimento. Por meio do PMSC Cidadão, o usuário poderá enviar vídeos, fotos e áudios, que ajudarão na geração de ocorrências. A apresentação do PMSC Cidadão aconteceu na manhã de sexta-feira (22), na sede do Comando-Geral da PMSC, em Florianópolis.

O PMSC Cidadão visa também promover, além das denúncias de crimes e contravenções de forma anônima, as ações de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar no âmbito do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher. Segundo chefe do setor de tecnologia da PMSC, o Inova, major Joamir Rogério Campos, “Poderão ser realizadas denúncias anônimas de violência doméstica, além de solicitação de visitas preventivas por uma guarnição especializada”. Desta forma, será possível acompanhar o trâmite e visualizar medidas protetivas de urgência (com integração ao sistema do Poder Judiciário) além da disponibilização do Botão de Pânico para as mulheres com medida protetiva que terão atendimento prioritário.

  • Confira mais informações sobre o aplicativo clicando aqui

 

Ficou com dúvidas? Entre em contato com a Biguaçu!

A Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você para o melhor atendimento. Em caso de reclamações, comentários ou sugestões, acesse a nossa Ouvidoria.

Em caso de dúvidas quanto a linhas e horários de ônibus, faça contato por meio do WhatsApp ou telefone pelo número (48)3954-7200.

 

Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você

A Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você para o melhor atendimento. Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões, acesse a nossa ouvidoria.

Em caso de dúvidas quanto a linhas e horários de ônibus, faça contato por meio do WhatsApp pelo número (48) 3954-7200 ou telefone