Perguntas frequentes sobre o cartão Grande Floripa + Integrada

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05/07/2021
Perguntas frequentes sobre o cartão Grande Floripa + Integrada
Biguaçu Transportes Coletivos

 

Até quanto posso fazer a troca do novo cartão?

Você pode realizar a troca do seu cartão a qualquer hora. No entanto, o prazo encerrou dia 5/7/2021. A partir deste dia, os veículos das linhas da Biguaçu não terão mais validadores para os cartões antigos, exceto em raros casos. 

 

Como fazer a troca para o novo cartão Grande Floripa + Integrada?

Usuários de cartões Cidadão e Estudante, além dos usuários de Cartões com gratuidades (Idosos, Portadores de Necessidades Especiais ou Professores) devem procurar a sede (anexa ao Ticen), levando o seu cartão atual e documento de identidade. Os créditos serão transferidos para o novo cartão.

 

Qual o horário de funcionamento da sede no Ticen para realizar a troca do cartão?

O horários de atendimento do Setuf é de segunda à sexta-feira das 8 às 17 horas.

É importante levar o seu cartão atual e documento de identidade. Os créditos serão transferidos para o novo cartão e somente o titular do cartão poderá realizar a criação ou troca para o novo cartão. . 

 

E para os cartões de Idosos, Portadores de Necessidades Especiais ou Professores?

Mesmo que alguns usuários tenham gratuidade no transporte coletivo, os usuários devem procurar a sede (anexa ao Ticen), levando o seu cartão atual e documento de identidade. Os créditos serão transferidos para o novo cartão. ⠀

Embora alguns usuários possam usar o cartão antigo permanecendo na parte da frente do ônibus, o indicado é que todos façam a troca para o novo cartão Grande Floripa + Integrada para que todos os usuários possam passar a catraca e ter acesso a um maior número de bancos disponíveis para seu uso.

Entretanto, o usuário pode optar por utilizar o cartão atual para circular antes da catraca, ciente de que seria melhor realizar a troca e usufruir dos demais assentos e inovações do novo cartão.

 

Somente o usuário poderá realizar a troca do novo cartão?

Sim. Apenas o usuário poderá pessoalmente realizar a troca para o novo cartão Grande Floripa + Integrada em posse do seu cartão atual e documento de identidade. Os créditos serão transferidos para o novo cartão. 

 

Quais são os benefícios do novo cartão e validador?

Os benefícios do novo cartão e validador são muitos, mas serão implementados durante os próximos meses.

Abaixo listamos alguns benefícios que serão lançados nos próximos meses:

- diferentes formas de pagamento;

- geolocalização em tempo real, sendo que o horário saberá quando passará o próximo ônibus e quanto deve aguardar;

- o acesso a compra de créditos será facilitado, até com pagamento via PIX;

- o rastreamento dos ônibus permitindo maior segurança;

- permitirá o reconhecimento facial dos usuários, trazendo mais segurança também.

 

Ocorrerão problemas com a implementação?

Sim. Toda inovação requer um tempo de implementação, aderência dos usuários e adaptação para todas as partes envolvidas.

Os benefícios do novo cartão e validador são muitos, mas serão implementados durante os próximos meses.

Solicitamos compreensão da comunidade para a adaptação de todos os envolvidos pois será em prol de todos a inovação em curso.

 

O novo cartão poderá ser usado em outras empresas (integração)?

Quanto a integração, neste momento o cartão foi implementado apenas na Biguaçu, mas você pode usar na Estrela e na Jotur nas 3 linhas que são compartilhadas.

90800 - Diretão, 90700 - Serraria/Forquilhinhas e 8800 - Biguaçu/Palhoça.

Esperamos que o novo cartão seja implementado por outras empresas para que haja integração maior para os usuários do transporte coletivo.

 

Qual o prazo para a troca dos cartões?

O prazo para aceitação do antigo cartão nos ônibus é o dia 05/07/2021, mas você pode realizar a troca a qualquer momento. 

A partir desta data, apenas os novos cartões serão aceitos, mas, a qualquer momento o usuário pode dirigir-se ao SETUF e solicitar o novo cartão, bem como a migração dos créditos do antigo para o novo cartão Grande Floripa + Integrada.

 

E o Vale-transporte?

No caso do Vale Transporte, quem solicita os novos cartões é o empregador. Então, é importante que o funcionário que ainda não tenha o novo cartão o solicite no RH de seu empregador.

O SETUF enviou comunicados para o e-mail indicado no cadastro de cada empregador que já fazia compra de VT pelo antigo sistema. Aqueles que não receberam o comunicado com procedimentos e senha de acesso devem entrar em contato com o SETUF solicitando orientações.

Uma vez que o funcionário, usuário do vale-transporte, já esteja com o novo cartão em mãos, deve dirigir-se até o SETUF com os dois cartões VT (antigo cartão e novo cartão) e documento (RG/CPF) que comprove ser o titular do cartão para fazer a migração de créditos do antigo para o novo cartão. Ele já sai do SETUF com os créditos no novo cartão.

Os créditos serão repassados para o novo cartão.

O prazo para aceitação do antigo cartão nos ônibus é o dia 05/06/2021.

A partir desta data, apenas os novos cartões serão aceitos, mas, a qualquer momento o usuário pode dirigir-se ao SETUF e solicitar o novo cartão, bem como a migração dos créditos do antigo para o novo cartão Grande Floripa + Integrada.

 

Novo cartão para quem usa vale-transporte e foi demitido

Orientamos para que entre em contato com o Setuf para obtenção de mais informações.

Mas, sendo o cartão um vale-transporte, quem solicita o cartão é o empregador. Se o empregado foi desligado da empresa, o empregador não solicitará novo cartão para o trabalhador e, portanto, não haverá transferência de crédito para o novo cartão Grande Floripa + Integrada (Vale-Transporte)

Mas, se o antigo cartão tiver saldo e o ex-funcionário quiser retirá-lo, poderá fazê-lo mediante autorização do ex-empregador. Para isto deve comparecer ao setor de pós-venda do SETUF com a documentação exigida para a retirada dos créditos, que pode ser:

- Em dinheiro: mediante retenção de 5% (cinco por cento) do valor do saldo, conforme Art. 19 da Instrução Normativa 03/2011 do Deter, ou

- Transferência do saldo total para um cartão Cidadão, cadastrado em seu nome (neste caso não sofrerá desconto de 5% (cinco por cento)).

A transferência se dá no dia seguinte à solicitação e entrega da documentação exigida, e o saque em dinheiro será liberado conforme agendamento.

Lista de documentos exigidos, segue abaixo no Setuf:
- Ofício (em papel timbrado, datado, assinado com firma reconhecida da mesma pessoa que assinou a baixa da carteira profissional e com carimbo do CNPJ da Empresa) – constando nome completo e RG da pessoa autorizada, número do cartão VT e nome do funcionário/estagiário cadastrado (obrigatoriamente, o mesmo autorizado), para cancelar o cartão, retirando o saldo remanescente por motivo de rescisão de contrato de trabalho (único motivo que permite este cancelamento). A autorização terá validade por trinta dias conforme data do ofício;
- A carteira de trabalho devidamente preenchida com o desligamento da empresa;
- O cartão VT em perfeitas condições de uso;
- Cópia da rescisão de contrato de trabalho (no caso de estagiário, cópia do contrato com data de término do mesmo), datada, assinada com firma reconhecida da mesma pessoa que assinou a baixa do contrato e com carimbo do CNPJ da Empresa (ou órgão responsável pelo estágio, como por exemplo, estagiários por meio do CIEE, cujo contrato está vinculado ao mesmo);
- Xerox (frente e verso) do RG. Atenção: o cartão será apagado, ficando totalmente desvinculado da Empresa;
- Quando o cartão pertencer a uma Empresa Terceirizada o ofício deverá ser feita pela Empresa a qual o cartão esta vinculado, seguindo todos os requisitos do item " ofício ", o mesmo deverá estar assinado por uma das pessoas autorizadas no sistema da Empresa cadastrada no SETUF.

 

 

E o pagamento em dinheiro, como fica?

Não há nenhuma alteração quanto ao pagamento em dinheiro. Ele será aceito sempre que necessário. Entretanto, sugerimos expressamente que o usuário utilize o cartão para agilizar o atendimento e demais benefícios.

 

Aplicativo para uso do usuário

Todo o sistema está sendo implantado agora com a infraestrutura nos ônibus e demais preparativos necessários, sendo a previsão de lançamento do aplicativo para o início do segundo semestre de 2021.

 

Os novos autenticadores aceitam pagamento por celular através de NFC? (Apple Pay, Google Pay, Sansung Pay)?

Será possível através de um aplicativo realizar a compra de créditos por diversas formas de pagamento, incluindo PIX. O pagamento diretamente por NFC é algo que poderá ser implementado no futuro, mas que ainda não tem previsão de lançamento, sendo um dos grandes problemas a infraestrutura 3G e 4G com diversos pontos de áreas escuras de cobertura.

 

Sobre o cartão Grande Floripa + Integrada e sua tecnologia

Todas as linhas operadas pela empresa Biguaçu Transportes Coletivos passarão a utilizar o novo cartão "Grande Floripa + Integrada", que permitirá o uso do mesmo cartão para diferentes empresas da região da Grande Florianópolis.

Foi utilizada no projeto a mais moderna tecnologia de bilhetagem eletrônica para a integração: seu uso se dá nas catracas eletrônicas, onde os usuários do sistema passarão a ter dentro dos ônibus um equipamento que proporcionará maior facilidade através das diferentes formas de pagamento das passagens.

O sistema traz a telemetria da frota de ônibus para que, através do aplicativo, o usuário possa saber em tempo real o horário que passará o próximo ônibus e quanto tempo ele levará para chegar ao ponto de embarque.

O novo cartão permitirá a compra de créditos de forma facilitada pela internet, com procedimentos a serem informados ao usuário quando estiverem disponíveis. Além disso, o acesso a compra de créditos será facilitado, principalmente pelo pagamento com o uso de PIX.

Tão logo as outras empresas de transporte coletivo aderirem ao novo cartão o usuário poderá usar o mesmo cartão para todo o sistema.

 

Ficou com dúvidas sobre o projeto Grande Floripa + Integrada?

A Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você para garantir o melhor atendimento. Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões, acesse a nossa Ouvidoria.

Em caso de dúvidas quanto a linhas e horários de ônibus, acesse o nosso site em www.tcbiguacu.com.br/horarios ou faça contato por meio do WhatsApp pelo número (48) 3954-7200.