Faixa exclusiva e preferencial: entenda as diferenças e a importância

NOTÍCIAS

Faixa exclusiva e preferencial: entenda as diferenças e a importância
Faixas exclusivas - Biguaçu Transportes Coletivos

Florianópolis e Grande Florianópolis: cidades em constante crescimento, mas com desafios de mobilidade urbana. O trânsito intenso, especialmente em horários de pico, impacta a vida de todos. Uma solução crucial para otimizar o sistema e oferecer mais qualidade de vida à população é a priorização do transporte público através da implementação de faixas e pistas exclusivas e preferenciais.

Você sabe a diferença entre faixas e pistas exclusivas e preferenciais? As diferentes formas de priorizar uma pista de rolamento para um determinado veículo pode alterar todo o funcionamento diário da mobilidade urbana das cidades. 

 

Qual a diferença entre a pista exclusiva e a faixa preferencial? 

  • Pistas Exclusivas: separadas fisicamente do restante da via por barreiras, como concreto ou blocos, são destinadas exclusivamente a determinados tipos de veículos, como ônibus, táxis, veículos de emergência ou bicicletas.
  • Faixas Preferenciais: demarcadas no pavimento por pintura no solo, também são destinadas a determinados tipos de veículos, mas sem a separação física. Isso significa que outros veículos podem invadir a faixa, causando transtornos e atrasos.

A exclusividade pode ser para transportes públicos, ônibus em geral, caminhões ou qualquer outra necessidade da cidade e inclusive alguma necessidade momentânea como, por exemplo, veículos da segurança pública, bombeiros e empresas de emergências médicas. Já as faixas preferencial seguem o mesmo sentido, porém não possuem um obstáculo físico, o que pode fazer com que veículos não permitidos utilizem a faixa.

Em muitas cidades o monitoramento é levado à risca e inclusive conta também com o monitoramento eletrônico com base nos registros de placas nos departamentos de trânsito dos estados. 

É importante frisar que, mesmo sem o obstáculo físico, o uso de uma faixa exclusiva por veículos não permitidos acarreta em multa de R$191,54 e é considerada infração gravíssima, marcando sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, a CNH (valor referente à 2021).

 


Ilustração exemplificando diferenças entre pista e faixas exclusivas e preferenciais.

 

 

 

Quando você estiver em um ônibus no engarrafamento ou a linha que você espera em um ponto estiver atrasada, é muito provável que este tráfego intenso e o atraso sejam provocados pela falta de pistas ou faixas exclusivas para o transporte público. 

Se não houver priorização para os modais coletivos de transporte, sempre os ônibus coletivos estarão suscetíveis ao tráfego assim como todos os outros veículos.

 

Importância para o transporte público e mobilidade urbana da cidade

Com a priorização do transporte público no trânsito, toda a cidade se beneficia. Ao implementar faixas e pistas exclusivas ou preferenciais, ocorre a otimização do tempo dos passageiros e do uso dos veículos pelas empresas de transporte. Assim, é possibilitada a ampliação de frotas, redução de gastos em combustíveis e maior otimização do tempo de trabalho dos colaboradores do transporte urbano.

Além disso, é possibilitada a integração entre empresas e linhas, de forma a economizar e otimizar os percursos. Em resumo, uma cadeia de efeitos pode ser gerada para que mais pessoas optem pelo transporte público e, assim, ocorra uma melhoria na mobilidade urbana das cidades.

Essas medidas são essenciais a serem tomadas em cidades com gargalos de trânsito, como as da Grande Florianópolis e devem ser feitas pelas prefeituras responsáveis. Dessa forma, toda a população é beneficiada.

 

Benefícios da implementação das pistas exclusivas:

1. Agilidade e Eficiência no Transporte Público:

  • Redução do tempo de viagem: pistas e faixas exclusivas garantem fluidez ao transporte público, diminuindo o tempo de deslocamento dos passageiros;
  • Maior pontualidade: menos tempo parado no trânsito significa maior pontualidade nas linhas de ônibus, atraindo mais usuários;
  • Otimização das operações: empresas de transporte podem otimizar rotas e horários, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

2. Benefícios para os Passageiros:

  • Menos tempo no trânsito: passageiros passam menos tempo em seus trajetos, aumentando sua produtividade e qualidade de vida;
  • Maior conforto e segurança: viagens mais rápidas, com menos paradas e menor risco de acidentes;
  • Incentivo ao transporte coletivo: aumento da atratividade do transporte público, atraindo novos usuários e reduzindo o número de carros nas ruas.

3. Melhorias na Mobilidade Urbana:

  • Redução do congestionamento: menos carros nas ruas significam menos congestionamentos, facilitando a locomoção de todos;
  • Despoluição do ar: diminuição da emissão de gases poluentes, contribuindo para um meio ambiente mais saudável;
  • Incentivo a modos alternativos: maior segurança para ciclistas e pedestres, incentivando o uso de meios de transporte alternativos.

A priorização do transporte público através de faixas e pistas exclusivas é fundamental para a construção de cidades mais inteligentes, eficientes e sustentáveis. Em Florianópolis e Grande Florianópolis, essa medida é crucial para melhorar a qualidade de vida da população e garantir um futuro mais próspero para a região.

A Biguaçu defende a implementação de faixas ou pistas exclusivas para o transporte coletivo

A Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você para garantir o melhor atendimento. Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões, acesse a nossa Ouvidoria.

Em caso de dúvidas quanto a linhas e horários de ônibus, faça contato por meio do WhatsApp pelo número (48) 3954-7200.