Coronavírus: veja as medidas tomadas pela Biguaçu TC

NOTÍCIAS

Coronavírus: veja as medidas tomadas pela Biguaçu TC

A Empresa Biguaçu Transportes Coletivos reforçará as ações de prevenção para a contenção da pandemia do Novo Coronavírus.

Serão adotadas medidas para conscientizar a população sobre como evitar o contágio e também para aumentar a higienização de terminais e ônibus.

Desde que iniciou a proliferação de casos no Brasil, foram reforçados os recipientes com álcool gel nos terminais e a higienização dos veículos nas garagens. Além da limpeza que já ocorre todos os dias quando os veículos entram nas garagens, a partir de hoje, 16 de março, reforçaremos a higienização dos ônibus no intervalo entre as viagens nos terminais (TICEN E TECIF) e também no aterro (onde ficam estacionados os ônibus). A equipe de limpeza da BTC passará álcool em gel 70% em balaústres, bancos, catraca, caixa do cobrador entre outras partes do Coletivo como forma de auxiliar no combate ao vírus.

Serão disponibilizados pontos adicionais com álcool gel nas guaritas, ponto eletrônico e demais ambientes comuns aos colaboradores da empresa.

Também intensificaremos a campanha informativa por meio de cartazes nos veículos e terminais, bem como conscientização pelos canais digitais da empresa.

"Não mediremos esforços na informação aos usuários e principalmente aumentando a higienização dos veículos. A população precisa se locomover na cidade e confiamos que, se agirmos em conjunto com os órgãos de saúde e instâncias do Estado, logo a situação voltará ao normal desde que redobremos as medidas de prevenção. Para isso, contamos com a ajuda de toda a nossa equipe de mais de 750 colaboradores e de todos os usuários do transporte coletivo", afirma Léo Xavier Neto, diretor executivo da Biguaçu Transportes Coletivos.

 

Como se prevenir?

Veja abaixo uma lista de medidas para a prevenção.

- Lave as mãos com frequência com água e sabonete líquido ou higienizá-las com formulação alcoólica a 70%, principalmente antes de consumir algum alimento ou manipular o próprio rosto;

- Utilize lenço descartável para higiene nasal;

- Cubra o nariz e a boca (pode ser com o cotovelo ou com lenços descartáveis) quando espirrar ou tossir;

- Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca, e sempre higienize as mãos após tossir ou espirrar;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, garrafas, canudos, cigarros ou batons;

- Mantenha os ambientes bem ventilados evitando contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

- Pessoas que fazem parte do grupo de maior risco (acima de 65 anos) e que possuam sintomas de infecção respiratória aguda devem considerar a decisão de evitar sair de casa, mantendo menos contato com várias pessoas, além de redobrar a prática da etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após higienizar as mãos).

 

 

 

Quais os sintomas do coronavírus?

Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum. Podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Os principais sintomas são:

– Febre
– Tosse;
– Coriza;
– Dificuldade para respirar.

 

 

O que fazer caso tenha sintomas?

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina não recomenda que as pessoas que estão com sintomas compatíveis com a Covid-19 procurem, inicialmente, um hospital.

A recomendação é para utilizar o telefone do Ministério da Saúde, 136 para notificar os sintomas e procurar auxílio. Se não conseguir acesso, deve-se procurar os postos de saúde.

Veja abaixo o que fazer em cada município:

Florianópolis

Pode-se recorrer ao serviço recém lançado pela Prefeitura Municipal chamado "Alô Saúde" pelo número 0800 333 3233. 

Leia mais informações no site da Prefeitura Municipal de  Florianópolis

São José

O município disponibilizará, nos próximos dias, uma central de triagem 12 horas, que poderá ser ampliada para 24 horas conforme a necessidade, para atender pacientes com suspeitas de contágio. O local definido foi o Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI).

Leia mais informações no site da Prefeitura Municipal de São José

Palhoça

Recorra a Sala de Atendimento ao Cidadão para orientar a população, para auxílio pelo telefone 48 3220-0290, das 7h às 19h a partir de segunda-feira (16).

Veja mais detalhes no site da Prefeitura Municipal de Palhoça

A maioria dos casos deverão ser tratados em residência para evitar a proliferação do vírus.

Biguaçu

A orientação é procurar uma Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínica Municipal ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no entanto, é necessário que as pessoas procurem as unidades de forma consciente e quando realmente apresentarem os sintomas da doença.

Veja mais detalhes no site da Prefeitura Municipal de Biguaçu

Antônio Carlos

Até o momento o município não ofereceu atendimento por telefone, sendo que prevalece a orientação para procurar uma Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Veja mais detalhes no site da Prefeitura Municipal de Biguaçu

 

Ficou com dúvidas?

Entre em contato conosco pelo Whatsapp da Biguaçu pelo número (48)3954-7200

Artigo feito com base nas seguintes fontes:

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2020/03/13/secretaria-da-saude-de-sc-confirma-terceiro-caso-de-coronavirus-no-estado.ghtml

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2020/03/15/sexto-caso-de-coronavirus-e-confirmado-em-santa-catarina.ghtml

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2020/03/13/secretaria-da-saude-de-sc-confirma-terceiro-caso-de-coronavirus-no-estado.ghtml