5 dicas para controlar a ansiedade nessa quarentena

NOTÍCIAS

5 dicas para controlar a ansiedade nessa quarentena

Você tem se sentido muito agitado e inquieto? Está com alterações na sua rotina alimentar? Tem tido dificuldades para dormir ou sentido seu sono irregular? Se sente nervoso ou preocupado o tempo todo?

Fique atento! Esses podem ser alguns sinais de ansiedade.

Antes mesmo da pandemia do novo Coronavírus começar a manifestar seus primeiros casos aqui no Brasil, o país já se consagrava com um título nada desejado pela população: o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 2019 mais de 18 milhões de pessoas conviviam com o transtorno de ansiedade no Brasil. Isso representa mais de 9% da população do país.

Em 2020, com a chegada do novo Coronavírus, os sentimentos de incerteza e preocupação atingiram a todos. Diante desse cenário medidas de isolamento social foram instituídas na tentativa de diminuir a proliferação do vírus no Brasil, e o impacto delas passou a ser visível também na saúde mental de milhares de brasileiros: conviver com a ansiedade passou a fazer parte da rotina.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você minimizar os possíveis efeitos da ansiedade no seu dia-a-dia. Confira agora!

Aproveite o tempo livre durante o isolamento social para fazer coisas que você gosta

Evitar o ócio é um dos grandes truques para ajudar a diminuir os impactos da ansiedade na quarentena. 

A dica é aproveitar esse momento com mais tempo livre do que o “normal” para fazer aquelas atividades que você adora, mas sempre se queixa que não consegue conciliar com suas tarefas habituais.

Você pode ler aquele livro que você comprou e deixou na gaveta até hoje, ou maratonar aquela série, que mesmo que todo mundo já tenha visto, você ainda não conseguiu assistir até o final.

Além disso, você pode aproveitar esse momento para experimentar novas atividades: aprender uma segunda língua, fazer um curso de meditação online, descobrir macetes para redecorar o seu quarto com o que você tem em casa… Enfim, as opções são infinitas para quem quer se reinventar nesse momento.

Cuide com a epidemia de notícias

É a primeira vez que passamos por uma pandemia dessa dimensão na era globalizada. As informações chegam até nós a todo momento, por diferentes canais, e cabe a nós filtrar a quantidade e a origem das notícias que consumimos.

Cuidar com as Fake News, que tanto circulam nos grupos de WhatsApp e redes sociais de modo geral, é imprescindível, mas além disso vale também se atentar para alguns recursos, como o site The Good News Coronavírus (Boas notícias sobre o Coronavírus), que só contém notícias boas sobre a situação da pandemia no Brasil.

É claro que não podemos fechar os olhos para tudo que está acontecendo no país e no mundo, mas um pouco de otimismo pode ajudar, e muito, nesse momento.

Mantenha contato com seus amigos!

O isolamento social, recomendado pelas autoridades médicas, se refere apenas ao contato físico. Não deixe de falar com seus amigos e familiares neste período de quarentena.

Utilize a tecnologia para conversar com as pessoas que você ama, adapte o antigo happy hour de sexta para uma videochamada, assista uma live simultaneamente com seus amigos, jogue online o jogo favorito da sua família...

Você pode ainda ir além dos próprios aplicativos de celular e recursos mais modernos: que tal fazer uma ligação para conversar com aquela amiga que você não fala há um tempo? Você lembra quando foi a última vez que ficou por horas falando por chamada de voz? Não? Então, esse é o momento certo para restaurar esse antigo hábito.

A dica é recriar as forma de se manter próximo de quem te faz bem, mesmo a quilômetros de distância.

Dê atenção para o seu corpo

Para cuidar da mente é preciso também cuidar do corpo! 

Exercícios físicos, por exemplo, são um dos grandes aliados no combate ao estresse e a ansiedade. Aproveite as dicas que já demos aqui no blog sobre  academias que estão disponibilizando treinos gratuitos e comece a praticar uma atividade física hoje mesmo!

Além disso, manter uma alimentação saudável, beber bastante água, tentar cumprir uma rotina de sono regulado, são pequenos hábitos, muitas vezes subestimados em sua importância, que podem fazer uma grande diferença para combater os efeitos da ansiedade nesse período.

Seja solidário

Desde que a pandemia chegou ao Brasil, uma crise econômica vem se alastrando de forma quase tão rápida quanto o vírus. Mas para tentar minimizar os efeitos dessa situação no dia-a-dia de diversas famílias, alguns projetos sociais têm mobilizado as comunidades para ajudar aqueles que mais precisam.

Não é preciso ter muito para poder ajudar, se cada um fizer a sua parte doando aquilo que pode oferecer, o resultado em conjunto é muito maior.

Além disso, praticar a empatia e se engajar com causas sociais pode te ajudar a se sentir melhor consigo mesmo. Afinal, sentir que você faz parte de um movimento, coordenado e orientado em busca de um benefício coletivo, acalenta o coração e nos faz lembrar do que realmente importa no meio de toda essa situação turbulenta: a vida.

Veja as linhas da Biguaçu Transportes Coletivos que retomaram às atividades

Desde o dia 10/08/2020, de acordo decreto do Governo do Estado de Santa Catarina, os transportes coletivos estão autorizados a retomar sua operação na Grande Florianópolis, seguindo as devidas recomendações de combate à transmissão do novo Coronavírus.

Para visualizar todas as linhas disponíveis, acesse a notícia a seguir: Confira todas as linhas que estão ativas no momento.