Cartão Estudante: como realizar o recadastro e comprar créditos

NOTÍCIAS

Cartão Estudante: como realizar o recadastro e comprar créditos

Na Biguaçu Transportes Coletivos, os estudantes têm direito a desconto na tarifa através da modalidade estudante do Cartão Grande Floripa + Integrada. Mas, você sabe quem pode emitir o cartão nessa modalidade? Para usufruir do desconto, o estudante deve estar matriculado em curso fundamental, médio, técnico, estágio curricular obrigatório, ensino superior, pós-graduação ou doutorado, desde que o curso seja reconhecido pelo Ministério da Educação. 

Cadastro

Para emitir o cartão, o estudante deve ir até a sede do Metropolis (antigo SETUF), próxima ao TICEN em Florianópolis, levando os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade (ou Certidão de Nascimento para menores de 10 anos);
  • comprovante de matrícula impresso, assinado e carimbado pela instituição de ensino. Os comprovantes de nível técnico devem constar a duração total do curso (vale lembrar que o comprovante de matrícula tem validade de três meses);
  • comprovante de residência recente (últimos três meses). São válidas contas de água, energia, telefone ou banco, que estejam no nome do estudante, responsáveis legais ou terceiros (se o comprovante estiver em nome de terceiros, confira no site da Biguaçu os documentos necessários para validação).

No momento do cadastro, o estudante deve estar presente para tirar a foto que será usada no cartão, além de informar quais linhas e empresas de ônibus utiliza. Para emissão do cartão, é preciso pagamento da taxa de R$5,00, tanto para os serviços municipais quanto intermunicipais. 

O cartão é de uso pessoal do estudante e intransferível, que deve ser revalidado todo início de ano letivo. A primeira etapa do recadastro pode ser feita pelo site do SETUF ou presencialmente na sede, localizada ao lado do TICEN. Em ambos os casos, o estudante deve entregar na sede do SETUF o atestado de matrícula referente àquele ano letivo, assinado pela instituição de ensino. Confira no site da Biguaçu o passo a passo para o recadastro

O recadastro tem uma taxa de R$5,00, e a primeira compra de créditos pode ser feita uma semana antes do início das aulas. 

Recadastro

O recadastro para uso do cartão estudante no ano letivo (ano em que estão sendo desenvolvidas as atividades escolares), Municipal ou Intermunicipal, pode ser feito de duas maneiras:

a) Pela internet em www.metropolisc.com.br, e clique em acesso estudante;

  • Selecione o tipo: Municipal ou Intermunicipal
  • Se intermunicipal, selecione a empresa que emitiu o seu cartão
  • Informe o código que está impresso abaixo do nome do aluno no seu cartão eletrônico
  • Informe a senha (cadastrada pelo aluno. Se não tiver a senha clicar em “Esqueceu sua senha”)
  • Após, o aluno deverá imprimir a confirmação de recadastro e entregar no SETUF, juntamente com o Atestado de Matrícula original referente ao ano letivo assinado pela Instituição de Ensino para fazer a primeira compra uma semana antes do início das aulas. O serviço requer pagamento de taxa administrativa.

b) Entregar na Metrópolis o Atestado de Matrícula original e assinado pela Instituição de Ensino e cópia do mesmo, para fazer a primeira compra uma semana antes do início das aulas. Na cópia do Atestado de Matrícula deverá ser colocado o código do aluno impresso no cartão estudante logo abaixo do nome do aluno, e também um e-mail para contato. O serviço tem custo administrativo cujo valor pode ser solicitado à Metropólis por telefone ou e-mail. Para ambos os casos o aluno deverá ir direto aos caixas de venda de crédito eletrônico, não sendo necessário passar pelo setor de recadastro desde que o seu Cartão Estudante esteja funcionando. Em caso contrário o aluno deverá ir ao setor de pós-venda e solicitar segunda via do seu cartão. Atenção: Para consultar o horário de atendimento da Metropólis, clique aqui.

Compra de créditos

A compra de créditos é feita na sede da Central de Atendimento Metropolis junto ao Terminal de Integração do Centro (TICEN), com o cartão do estudante e o Atestado de Frequência atualizado e carimbado pela instituição de ensino, referente ao mês da compra. O atestado de frequência é válido por três meses, tendo que ser atualizado depois deste período. Também é possível comprar créditos pelo aplicativo KIM

A compra também pode ser feita por terceiros, apresentando os mesmos documentos citados. O cartão de estudante pode ser recarregado quantas vezes forem necessárias, sem ultrapassar o limite de R$650,00 por mês.

Compra de créditos com os atendentes móveis (Smart POS)

A partir de 2024 os passageiros que utilizam as linhas da Biguaçu Transportes Coletivos também podem realizar as seguintes funcionalidades com a ajuda dos atendentes móveis (Smart POS) da Biguaçu:

  • Adquirir crédito para o Cartão Cidadão e Cartão Estudante, com pagamento em dinheiro ou em PIX;
  • Obter o primeiro cartão Grande Floripa + Integrada;
  • Para o cadastro do cartão do Cidadão, basta fornecer o CPF.

Procure os atendentes móveis Smart POS no Terminal de Integração do Centro (TICEN) e nas linhas operadas pela Biguaçu.

Segunda via 

Para solicitar a segunda via do cartão, entre em contato com a Central de Atendimento SETUF – FÁCIL pelos telefones (48) 3251-4123 ou (48) 3251-4124, de segunda à sexta em horário comercial, ou vá até a Central de Atendimento Intermunicipal – Fácil, no SETUF, e solicite a segunda via no setor de pós-venda. Será cobrada taxa para emissão de segunda via do cartão.

Atenção: somente o usuário do cartão pode solicitar a segunda via. Caso o usuário seja menor de 16 anos, o responsável deve fazer o pedido. 

Acesse o site da Biguaçu Transportes Coletivos para saber mais sobre o cartão de estudante

Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você

A Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você para o melhor atendimento. Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões, acesse a nossa ouvidoria.

Em caso de dúvidas quanto a linhas e horários de ônibus, faça contato por meio do WhatsApp pelo número (48) 3954-7200 ou telefone.