Um passageiro passou mal dentro do ônibus. O que devo fazer?

NOTÍCIAS

Um passageiro passou mal dentro do ônibus. O que devo fazer?

Presenciar alguém passando mal em um ônibus pode ser uma situação inesperada e tensa. Sentir-se perdido sobre como agir é natural, mas a chave para auxiliar de forma eficaz é manter a calma e agir com rapidez. Este guia irá te apresentar as informações necessárias para lidar com tais situações de forma segura e eficiente, garantindo o bem-estar de todos os envolvidos.

Chame ajuda

  • Comunique o motorista ou fiscais nos terminais: informe sobre a situação e peça que ele acione o botão de emergência ou pare o veículo em um local seguro;
  • Solicite atendimento médico: ligue para o SAMU (192) ou para o Corpo de Bombeiros (193) se a situação for muito grave;
  • Ajude a equipe médica: forneça informações sobre a pessoa, como histórico médico, alergias e medicamentos em uso caso tenha esta informação.

 

Identifique a situação

Observe os sintomas: náusea, vômito, tontura, dor de cabeça, desmaio, dificuldade para respirar, convulsões, sangramento, entre outros, podem indicar diferentes problemas de saúde.

 

Acalme a pessoa e o ambiente

Passageiro passando mal no ônibus. Como proceder?

Passageiro passando mal no ônibus. Como proceder?

 

Em um momento de crise, a calma é crucial. Com voz serena e tranquilizadora, converse com o passageiro que se sente mal. Ofereça água, se possível, e auxilie a se sentar ou deitar em um local confortável. Para evitar o pânico, comunique-se de forma clara e objetiva com os demais passageiros. 

Peça ajuda aos motoristas e cobradores para socorrer a pessoa e mantenha-os informados sobre a situação. Essa atitude proativa contribui para um ambiente calmo e colaborativo, facilitando o manejo da situação e o bem-estar de todos.

 

Tome as medidas cabíveis

Náusea ou vômito? Ofereça uma sacola ou recipiente para conter a indisposição e abra uma janela para ventilação, amenizando o desconforto. Tente afastar os curiosos e evitar a aglomeração perto da pessoa.

Tontura ou desmaio? Deite a pessoa no chão, elevando ligeiramente os pés, e afrouxe roupas apertadas para facilitar a circulação sanguínea.

Dificuldade para respirar? Ajude a pessoa a se sentar em posição ereta e abra as janelas, garantindo a entrada de ar fresco.

Convulsão? Afaste objetos que possam causar ferimentos e proteja a cabeça da pessoa com um agasalho. Evite inserir qualquer objeto na boca e não tente segurar a língua da pessoa de forma alguma (é um mito que pessoas com convulsão podem engolir a língua).

Sangramento? Aplique pressão direta no local com um pano limpo, estancando o sangramento e não coloque nada a mais no ferimento até que a equipe de emergência chegue ao local.

 

E se a pessoa passar mal no terminal ou no ponto de ônibus?

E se a pessoa passar mal no terminal ou no ponto de ônibus?

 

Você deve agir da mesma forma que já descrevemos para emergências ocorridas dentro do ônibus para caso presencie alguém passando mal no terminal urbano. Chame primeiro os profissionais que trabalham no terminal e, se prontifique para chamar o SAMU caso eles peçam sua ajuda. Normalmente os profissionais chamam o serviço de emergência diretamente. 

Caso presencie alguém passando mal em um ponto de ônibus, chame o SAMU no número 192 e repita os passos já descritos acima para auxiliar a pessoa. 

 

Causas Comuns de mal-estar em ônibus

  • Cinetose: o famoso "enjoo de movimento" é causado por um desequilíbrio entre o que os olhos veem e o que o corpo sente;
  • Ansiedade: em ambientes fechados e com muitas pessoas, a ansiedade pode desencadear sintomas como taquicardia, tontura e falta de ar;
  • Hipotensão postural: a queda brusca da pressão arterial ao se levantar pode causar tontura e até desmaios;
  • Reações alérgicas: alérgenos presentes no ambiente, como pólen ou pelos de animais, podem desencadear reações alérgicas com sintomas como coceira, inchaço e dificuldade para respirar;
  • Doenças crônicas: pessoas com doenças como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas podem apresentar crises durante a viagem.

 

A importância de manter a calma

Manter a calma em uma situação de emergência é fundamental. Quando você está tranquilo, consegue pensar com mais clareza e tomar decisões mais assertivas. 

Ao relatar o ocorrido para o motorista ou auxiliar a ligar para o serviço de emergência, por exemplo, é importante fornecer informações precisas e claras, como o local exato onde o ônibus está, a condição da pessoa e os sintomas que ela está apresentando. 

A sua tranquilidade também ajuda a acalmar a pessoa que está passando mal e os demais passageiros.

 

Orientações para pessoas com condições médicas pré-existentes

Pessoas com condições médicas pré-existentes devem tomar alguns cuidados extras durante as viagens de ônibus:

  • Diabéticos: é importante levar sempre consigo glicose para o caso de hipoglicemia;
  • Hipertensos: manter os medicamentos em dia e monitorar a pressão arterial;
  • Pessoas com doenças cardíacas: informar o motorista sobre a condição e ter medicamentos de emergência à mão;
  • Epiléticos: usar a medicação de forma adequada e carregar consigo a carteirinha de identificação;
  • Pessoas com alergias: ter sempre à mão os medicamentos para alergia e evitar alimentos que possam causar reações.

Em condições mais graves, o passageiro pode informar o motorista sobre sua condição de saúde, para que ele possa prestar o auxílio necessário em caso de emergência.

 

Prevenindo o mal-estar em ônibus

Para evitar passar mal durante uma viagem de ônibus, siga estas dicas:

  • Alimentação: evite refeições pesadas antes da viagem e dê preferência a alimentos leves e fáceis de digerir;
  • Hidratação: beba bastante água, mas evite bebidas alcoólicas e com muita cafeína;
  • Assento: escolha um assento confortável e com boa ventilação;
  • Medicamentos: se você tem tendência a enjoar, consulte seu médico sobre o uso de medicamentos anti-náusea;
  • Relaxamento: pratique técnicas de relaxamento, como respiração profunda, para reduzir a ansiedade.

 

Ficou com dúvidas? Entre em contato com a Biguaçu Transportes Coletivos! 

A Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você para garantir o melhor atendimento. Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões, acesse a nossa Ouvidoria.

Em caso de dúvidas quanto a linhas e horários de ônibus, acesse o nosso site em www.tcbiguacu.com.br/horarios ou faça contato por meio do WhatsApp pelo número (48) 3954-7200.