Biguaçu Transportes Coletivos e Outubro Rosa: Unidos contra o câncer de mama

NOTÍCIAS

Biguaçu Transportes Coletivos e Outubro Rosa: Unidos contra o câncer de mama

 

A Biguaçu Transportes Coletivos, em sintonia com a campanha do Outubro Rosa, traz algumas informações relevantes sobre o Câncer de mama, visando a prevenção de seus usuários. Lembrando que os dados aqui colocados não substituem a consulta médica.  

No Brasil, o câncer de mama é o tipo que mais atinge a população feminina, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo o INCA - Instituto Nacional do Câncer - “aproximadamente 2,3 milhões de novos casos foram estimados em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres”. O diagnóstico precoce permite que o tratamento seja iniciado o quanto antes, fazendo com que os sintomas e efeitos colaterais da doença não sejam tão agressivos. O mês de outubro foi escolhido como mês da prevenção não somente do câncer de mama, mas também do câncer de colo de útero e dos demais tipos existentes. E não são somente as mulheres que estão na mira desta doença, embora seja um pouco menos comum, os homens também podem ter câncer de mama. Por isso, a visita ao frequente ao médico é essencial. 

 

O que é o câncer de mama?

Essa doença é uma anomalia genética que ocorre nas células mamárias que faz com que elas se multipliquem de maneira desordenada e em grandes quantidades. 

Sintomas do câncer de mama

  • Alteração na pele das mamas e mamilos (como vermelhidão, curvaturas ou retrações);
  • Textura da pele igual uma casca de laranja;
  • Secreções;
  • Nódulos palpáveis nos seios e/ou nas axilas. 

Prevenção ao câncer de mama

Mulheres que fazem uso de cigarro, bebidas alcoólicas em grandes quantidades e não praticam exercícios físicos, estão mais predispostas ao câncer de mama e a outros tipos de doença. Manter uma dieta saudável e ir regularmente ao médico ajudam a manter sua saúde em dia. O exame clínico anual e a mamografia são fundamentais para que o diagnóstico precoce desta e das demais doenças seja feito e o tratamento seja logo iniciado. 

 

Saiba como se prevenir na Grande Florianópolis

Sistema Único de Saúde (SUS)

Procure o posto de saúde mais próximo da sua residência para se informar quanto aos exames preventivos necessários para prevenir o câncer de mama e outros tipos. Em geral, todos os postos de saúde contam com atendimento especial para que as mulheres possam ter acesso a um calendário de exames específicos para esta prevenção. 

Rede Feminina de Combate ao Câncer

A Rede Feminina de Combate ao Câncer é pioneira em Santa Catarina na prevenção contra o câncer de mama e outros que acometem mais as mulheres. Fundada em 1961 em Florianópolis, a rede está presente hoje em 64 municípios do estado. O foco é o atendimento de mulheres, de maneira voluntária, na prevenção do câncer de mama, com encaminhamento para mamografia, e do colo uterino, com coleta do exame preventivo.

Em Florianópolis, a sede fica na Rua Rui Barbosa, 736, Centro. O telefone de contato é o (48) 3224-1398, e o e-mail é www.redefemininasc.com.br .

AMUCC – Amor de União Contra o Câncer

Criada no ano 2000, a organização é referência no tema foi fundada por mulheres que tiveram o diagnóstico de câncer de mama. Com o aprimoramento das ações da entidade, pacientes acometidos por outros tipos de câncer passaram a usufruir dos benefícios oferecidos pela AMUCC. 

Atividades oferecidas:
- Garantir o acesso do paciente ao SUS (detecção precoce, diagnóstico e tratamento e cuidados paliativos) por meio de um sistema com porta de entrada definida, transparente e pública;
- Garantir que os direitos dos pacientes com câncer sejam cumpridos;
- e garantir o acesso a novas tecnologias (exames, medicamentos e procedimentos), com vistas à maior sobrevida livre de doença, qualidade de vida e, consequentemente, redução de custos para o sistema.

A sede da AMUCC fica na Avenida Hercílio Luz, 639, Edifício Alpha Centauri, 11º andar, sala 1111, Centro de Florianópolis. Telefone de contato (48) 3025-7185 e site www.amucc.org.br

Previna-se e conte com os serviços oferecidos pelas prefeituras, hospitais públicos e privados, além das redes de apoio citadas acima!